Jornada Pedagógica Paulo Freire - 09/03/2021 - SEC-BA
(Profº. Manoel Filho)
- Manuelita Brito -Abriu a live dessa data fazendo uma explanação geral sobre o que era preterido. Pontuou sobre a aprendizagem essencial e mencionou os cadernos e neles abordou as trilhas. A experimentação leva a adaptações.
- Jerônimo Rodrigues - no sétimo dia de contato da SEC coma rede só houve resultados positivos e com elevado número de participações. Enalteceu a capacidade dos professores e estudantes em resolver problemas. O ano remoto traz muitas dúvidas, mas durante o ano a rede trabalhou e teve sua vivência. Mencionou a TV Educa Bahia.
- Marcia Nicoly (estudante) - apresentou o seu projeto Mapeamento das Borboletas, cujo objetivo foi dar importância as borboletas. Também homenageou as mulheres em sua semana.
- Leandro Holanda - a EAD tem legislação própria e ocorre em Universidades. Ensino Remoto Emergencial é uma adaptação de práticas de sala de aula para a escola. Ensino híbrido passagem do remoto para o presencial gradativo. Remoto está em casa e recebe material através de plataformas e com estratégias analógicas. Criar sequências didáticas com foco na integração, diversificar estratégias para as atividades remotas (vídeos, textos, experiências) para alcançar mais estudantes. Assíncrono faz no nosso tempo e síncrono faz a conexão com os estudantes. Pode-se diversificar sem rotina ao variar as estratégias. Para o remoto não tem como concluir o currículo presencial. A monitoria do progresso dos estudantes. Evidências através de produções; recursos que ajudam a implementar atividades; trabalhar com projetos. e tendo o cuidado de não dar ao estudante um pacote muito grande para não desanimar o estudante solitário por excesso.
- Tania Benevides - contribuições das experiências docentes no ensino superior. A pandemia nos ensina que não podemos ficar nas dificuldades. Sabe-se também da grande capacidade do professor tornando-se um convite para enfrentar os problemas e desafios. Ressaltou que a EAD é uma modalidade de ensino e e a transposição do presencial tornou-se o ensino remoto emergencial. É ensino porque é uma modalidade de ensino, não é educação. É remoto porque estamos distante e emergencial porque estamos em uma pandemia. Voltou-se para o refletir sobre a educação com tecnologia. Considerar as plataformas adequadas, criação de objetos de aprendizagem, posturar os estudantes, ação reflexiva da docência a formação docente para os objetos da aprendizagem.
- Dicleia Oliveira (Emitec) - em sua apresentação das salas de aula para o ensino médio. As possibilidades são: estrutura remoto com ferramentas do Google, whatsapp e com material impresso. Remoto- Classroom com separação das séries através de salas de aulas on line e material didático, avaliação. Ferramentas - meet - apresentações do Google, duo, ChatClass, Whatsapp, Form Google, Kahoot, DCRB, BNCC, QS, caderno de apoio, dentre outros. Whatsapp - monta o grupo como: ADM - só envia arquivos pdf e um segundo grupo interagindo - exercícios, pílulas disponíveis no ChatClass.
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