Jornada Pedagógica Paulo Freite - 10/03/2021 - SEC - BA

(Profº Manoel Filho )

  •  Marcius Gomes - abriu a live saudando a todos e enaltecendo Paulo Freire. O tema abordado foi o de aprendizagens essenciais. Salientou a estudante Renata e suas vitórias em 2020. As palavras cuidar e adequar são importantes e que devemos entender a fundo os seus significados. O compreender, o ouvir e o cuidar precisa estar desvinculado do que é rotina e do que é conhecido. 
  • Jerônimo Rodrigues - estamos em um momento de espera, de formação, de uma  forma transitória e com perdas de pessoas. Retornaremos de uma forma transitória e com pesares de perda. A educação do emocional é a não educação da emoção. E a mensagem para cada um de nós é o espírito Freiriano. Quem nos move é a esperança e a força para superar esse momento difícil. Escolher o possível e o essencial às vezes combinam e as vezes, não. Precisamos ficar atento aos currículos. Precisamos ficar atento aos aos currículos e aos conhecimentos essenciais.
  • Renata Gondim - (estudante) -0 homenageou as mulheres. Comentou sobre a participação no Centro Juvenil.
  • Alda Pepe - O contínuo curricular, o contínuo do ano letivo e as aprendizagens essenciais ganharam destaque a partir dos acontecimentos ocorridos em 2020. Por isso, estamos em um ano muito específico nos obrigando a reconhecer os problemas e a buscar soluções para os mesmos. A educação sofreu bastante o impacto da pandemia. E um paradoxo atual é o manter o distanciamento social e a sua consequente suspensão das aulas presenciais, mas devemos manter a garantia do direito a educação, aos escolares. Considerada a situação, há de se refletir sobre: reconhecer a necessidade de mudanças, compreendermos as mudanças e o sentido das mudanças, descobrirmos quais as mudanças são necessárias, enfrentamento dos problemas que estão sendo trazidos para a Educação.
  • Ana Penido - o essencial é invisível aos olhos. O momento nos convida a conectar com o essencial. A primeira reflexão é que os estudantes tem direito a educação e após um ano de suspensão resta as atividades essenciais que irão oportunizar os estudantes a navegar para um mundo melhor. É necessário incluir o estudante em um mundo da cidadania, produtivo e das realizações pessoais. É muito importante que a gente se importe e criar um vínculo que permite acontecer. O aprender não acontece com quem não confiamos, daí a importância de retomar os vínculos com o estudante. Lembrar também que os estudantes perderam pessoas, não foram para a balada, perderam pessoas amigas e queridas e também um momento de ficar e sentirem-se vivos e podem ter perdido uma oportunidade de vida. Os professores não estão sozinhos. Uns se ajudam nos outros.
  • Ezequiel Westphal - como acolher e reconectar os vínculos com os estudantes? Como dar aos estudantes a leitura do mundo? A realidade é muito mais complexa do que se apresenta na leitura. Esse momento de jornada leva a ter uma nova atitude dialógica. Não é somente pensar o conhecimento de uma forma de transcrição, memorista, ou cumulativa. Há necessidade de ressignificar os conhecimentos, trazendo uma dimensão de significado, vida e essencial aos conhecimentos

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posse do Colegiado

1ª Roda de Conversas Comunitária

Raul Sá é minha cara!