Pré-Jornada Pedagógica - 3º dia: 03/03/2021
(Profº Manoel Filho)
O senhor sub secretário de Estado, Danilo Souza iniciou a pré-jornada com a afirmação de que a universalização da Educação é um dever do Estado. Em continuidade pontuou que a equipe da SUDEPE trabalhou muito no percurso, incluindo o sócio-emocional pelo próprio momento muito difícil de pandemia.
Seguindo-se o senhor secretário de Estado e os palestrantes, a saber:
- Jerônimo Rodrigues (Secretário da Educação da Bahia) - uma semana muito satisfatório que vem acontecendo com muitos contatos, convívio e definições prioritárias, onde assuntos mais relevantes estão e estarão sendo abordados.
- Manoel Calazans - a garantia da matrícula está redigida na Constituição Federal e é um dever do Estado. E, no estado da Bahia, será para todos. Exposto isso, o senhor Manoel reafirma que há uma preocupação com o retorno da continuidade dos estudantes às salas de aula. Os alunos de 2020 serão automaticamente matriculados em 2021. Então, em05/03 a renovação da matrícula será automática e iniciará o planejamento de aluno. Em 14 de abril, porém, alertou que a matrícula é contínua e analisada caso a caso. As datas: 09 a 14/04 transferência de estudantes da rede estadual; 12 a 14/04 concluintes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 13 a 14/04 matrícula nova. Finalizou com a mensagem de que há necessidade de todos sermos solidários humanos para poder vivenciar o momento atual.
- Rosário Murici - Segundo a senhora Rosário haverá normativas para a rede ir se organizando e programando os professores. Esse ano a rede terá a ampliação do apoio à saúde do professor com profissionais de Psicologia, Fisioterapeutas, Fonoaudióloga, dentre outros.
- Matheus Martins - Internet na Escola em Salvador e no interior. E seguiu informando que a nova infraestrutura digital, com IDB de 50 megas dedicados e distribuídos em todas as unidades escolares. Já no interior do Estado a contratação de provedores locais, com aquisição de Ap. Este ainda será autorizado para estudantes. A princípio o foco é no professor e na gestão escolar. Um outro dado importante e que haverá migração do SGE para o SIGEDUC, inovando com a entrada de informações baseadas no CPF. Já o LSE - sistema de levantamento situacional escolar, foi reavaliado, atendendo demanda da própria solicitação dos gestores.
- Rainer - na atualidade a matrícula passou a ser realizada de forma digital garantindo o direito de preencher formulários em papel ou mesmo em um sistema.
- Danilo Souza - muitas informações serão trabalhadas pelos gestores, garantindo uma maior interação e fortalecendo o sistema.
- Manuela Brito - os planos de ensino são da unidade escolar e não de cada professor individualmente. Haverá um plano de ensino registrado no SAGA, tendo os professores, de uma determinada série, o dever profissional de construir coletivamente o Plano de Ensino do componente e adaptá-lo no ano letivo 20230/2021.
- Ezequiel Westphal - o plano de ensino é um plano concreto de ação e registra o planejamento do componente curricular. O princípio da Educação é a aprovação, propiciada pela apropriação do saber.. O que se pretende fazer? como fazer o regular e o EJA? A parte comum já tem planos pré cadastrados no SAGA, similares ao planejamento proposto nos cadernos. Podem ser editados livremente.
- Marcius Gomes - o plano de ensino é um direcionador e que deve ajudar na busca do saber.As atividades curriculares complementares irão complementar a carga horária estipulada na matriz curricular e sua principal diferença consiste na forma de organização dos estudantes e professores. Pode ser definida por professores de vários componentes curriculares (estudo, CJCC, chatclass. estações, clube de leitura, FECIBA, etc).
- Manuelita Brito - A educação Inclusiva- objetivando disponibilizar recursos tecnológicos e de acessibilidade aos estudantes do atendimento, pedagógico, Educacional hospitalar e domiciliados o governo vem investindo não só com materiais de apoio como também com pessoal especializado.
- Marlene - facilitadores para aprendizagem. Dar prioridade ao que realmente o estudante precisa aprender de forma significativa. A necessidade de um trabalho remoto levou a uma nova aprendizagem e processado digitalmente. Também abordou sobre a elaboração de atividades para alunos cegos, com baixa visão, deficiência intelectual.
- Edmeire Costa - foi ressaltado a importância de promover a autonomia do estudante e sua acessibilidade. Na elaboração dos cadernos de apoio foram incluídas preocupações sem padrões porque cada um um aprende de uma forma. São aspectos que farão a facilitação de aprendizagem significativa.
- Isadora Sampaio- Nesse bloco foi apresentada a estrutura dos tempos formativos e dos tempos juvenis em toda a sua plenitude. Posteriormente foi comentado que não haverá progressão para o tempo formativo I e II. Explanou também sobre os tempos formativos e tempo juvenil, orientando sempre na direção da humanização do estudante. Continuou pedindo para ajudar na progressão das II e III unidades e observar o quão é importante a interdisciplinaridade
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