Pré Jornada Pedagógica: segundo dia: 2/03/2021

(Profº Mnnoel Filho)

 A reunião pedagógica foi iniciada com o subsecretário da Educação Danilo Souza. Em sua fala foram expressas fortes palavras de esperança e motivacional para o nosso novo educar. Ainda em suas palavras, o subsecretário, pontuou a necessidade de reativação do compromisso com a educação e na complementação com as reuniões nas escolas na parte vespertina.

Abordou também que no ambiente escolar gestão e grupo tem que trabalhar em conjunto para propiciar um ambiente harmônico, positivo e com biossegurança. Nesse processo reforçou que não se pode descuidar do zelo, saúde e do cumprimento de protocolos existentes .

Por fim, o subsecretário alertou para a importância da população tornar-se resistência contra a PEC que destrói a educação e a saúde, conclamando todos a entrarem nessa luta. Explicou ainda que os o retorno remoto não é exclusivamente digital pois há materiais preparados para agregar facilidades à comunidade escolar como um todo.

Em um segundo momento, o senhor Jerônimo Rodrigues, secretário da Educação, veio a público informar que há recurso para as necessidades escolares. Porém advertiu que  a gestão financeira dos recursos deverá se manter em debate para uso eficaz dos mesmos .

Ainda nas palavras do senhor secretário a pré-jornada pedagógica, a jornada pedagógica e as várias atividades de retorno serão somadas a mais uma estrutura que promoverá uma educação mais eficaz -  a TV Educacional é  o Educa Bahia.

Por fim o senhor secretário ainda colocou em sua participação que, embora seja uma agenda remota, a comunidade tem que se preocupar com a aparência e as condições reais de trabalho. E isso partindo dos inservíveis, que tem que sair da Escola e sem ter permanecido por muito tempo. Inservíveis não podem e não devem acompanhar pessoas por muito tempo.

E seguiram as informações e orientações dos vários palestrantes:

- Cesar Lisboa - em sua apresentação afirmou que a escola precisa estar preparada para receber seus alunos. Para que haja um retorno convidativo ao ficar na escola, o governo está investindo nas escolas e com uma abrangência muito maior, acima do esperado e praticado no passado. Com isso busca modernizar e edificar novas unidades escolares e ampliar a manutenção das escolas existentes. Tudo isso focando assegurar os protocolos de biossegurança e a volta dos estudantes em uma nova escola.

- Afonso Requião - houve um planejamento para a manutenção, principalmente da parte elétrica e hidráulica nas escolas, objetivando o conforto dos alunos.

- Helder Amorim - para que o trabalho aconteça a escola precisa ser democrática e ter pessoas que possam fazer acontecer - é a gestão democrática e participativa. Também é preciso estar sempre atento a filosofia de que uma boa gestão origina uma maior qualidade na educação; perpassando pela presença de uma gestão que visa a manutenção da escola e que busque concluir pequenos reparos. E reafirmou que o começo do ano letivo terá protocolos de biossegurança que deverão ser seguidos para a integridade e saúde de todos .

Um outro fator relevante é a determinação da criação do Comitê Gestor que deverá ter, de forma temporária, a função de acompanhar os protocolos e será acompanhado pela SESAB.

- Manoel Calazans - a pandemia nos ensinou a ser solidários, a cuidar dos outros e a zelar pelo ambiente. Dessa forma, quando os modelos híbrido, remoto ou presencial forem construídos haverá mais fluidez no entendimento da nova educação, mas até lá precisa ser construído .

- Mateus Martins – há computadores na escola. Essas ferramentas serão utilizadas na administração (dia a dia das secretarias escolares), no apoio pedagógico (necessário para implementação de novas tecnologias para alunos e professores) e terá como objetivo primordial a educação de qualidade .

A partir da apuração de perda de equipamentos em um curto período de tempo e para garantir uma vida útil mais longa serão necessárias as ações de manutenção e reparação. Nessa linha de pensamento, o Estado, disponibilizou recursos para atuar em duas linhas de ação: a de aquisição de computadores diretamente pela escola e a da retirada dos inservíveis .

No que tange os equipamentos da sala multiuso, para as suas práticas educativas inovadoras, a sala contará com canais educacionais, conectividade, notebook, multimídia, Tv de led, dentre outros. Mas fica um alerta importante, existe a necessidade de que as salas sejam efetivamente utilizadas.

-Marcius Gomes em parceria com Astor Vieira – se posicionaram nas seguintes informações:

A educação integral, em tempo integral, é uma agenda de prioridades do governo do estadual.

As atividades docentes da pré-jornada buscam caminhar ao retorno das aulas presenciais em três fases, a saber: remoto, híbrido e presencial.

No caso da educação integral esta deverá ser entendida, em um momento diferenciado, como instrumento de ampliação de possibilidades educativas. Também tratou-se da organização do currículo de tempo integral que procure atender a BNCC na parte comum, orientadas pelo caminho essencial e pela parte diversificada, que fortalecerá a formação científica, artística e cultural.

Ressalvou-se ainda que os registros avaliativos das atividades terá a autonomia do professor e da própria unidade escolar. Ainda sobre o ensino remoto, a frequência dessa fase equivalerá à execução/cumprimento/entrega das atividades, levando-se em conta o tempo para sua realização e o nível de complexidade.

Finalizaram alertando que é importante atrair nossos estudantes para uma nova escola que não é mais a escola deixada ao entrar na pandemia, onde o estudante terá autonomia no seu próprio processo de aprendizagem.

 

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