OMICRON: A NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS
(Profº. Manoel Filho)
A variante omicron (antes chamada de B.1.1.529) foi detectada na África do Sul nos últimos dias e chamou a atenção dos cientistas pela quantidade e pela variedade de mutações, algumas delas inéditas.
A classificação "variante de preocupação" é a adotada pela OMS para descrever as variações do coronavírus que oferecem mais risco à saúde pública — e a mesma usada para descrever a delta, gamma, alpha e beta.
A OMS também destacou que "a variante tem um alto número de mutações, algumas das quais preocupantes".
"O número de casos parece estar aumentando em todas as províncias da África do Sul." Segundo a OMS, os testes existentes de detecção da covid-19 são capazes de detectar a Ômicron.
Contudo, existe o temor na comunidade científica de que a variante possa ser "a pior já existente", embora haja poucas informações disponíveis até o momento — a OMS afirmou que levará semanas para analisar em detalhes a nova variante.
Em termos práticos, isso significa não só mais infecções, o que aumenta consequentemente as hospitalizações e mortes, mas a possibilidade de que as vacinas disponíveis hoje possam ser menos eficazes contra ela.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o governo adote restrições para voos e viajantes vindos da África do Sul e cinco países vizinhos — Botsuana, Suazilândia (Essuatíni), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Horas depois, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, escreveu no Twitter que restrições a passageiros vindos destes países entrarão em vigor a partir de segunda-feira (29).
Vírus fazem cópias de si mesmos para se reproduzir, mas não são perfeitos nisso. Erros podem acontecer, resultando em uma nova versão ou "variante".
Se isso der ao vírus uma vantagem de sobrevivência, a nova versão prosperará. As vacinas foram desenvolvidas mirando a cepa original do coronavírus, registrada inicialmente em Wuhan, na China.
Fonte:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59421854?xtor=AL-73-[partner]-[em.com.br]-[link]-[brazil]-[bizdev]-[isapi]
Comentários
Postar um comentário