A Luz do Turno Noturno: Projeto Vivendo e Aprendendo a Jogar

 


(Profº Manoel Filho)

 

A Escola Estadual Raul Sá, turno noturno, culminou o seu Projeto na data de 12 e 13 de abril desse ano com muito brilho, ludicidade, alegria e saberes múltiplos.

    Durante a primeira unidade de 2022, o turno noturno, discutiu e optou pelo tema Jogos Pedagógicos. Estes sempre fazem sucesso com os estudantes que, com sua própria criatividade e dedicação, conseguem dar muitos resultados positivos nas suas apresentações finais.

   O Projeto Vivendo e Aprendendo a Jogar é interdisciplinar e combina jogos com os vários componentes curriculares. O início do Projeto deu-se pelo entendimento de que a interdisciplinaridade quebra barreiras existentes na prática e que as ligações entre os componentes curriculares devem ser consideradas como uma transformação necessária no processo de ensino aprendizagem.

    Também a interdisciplinaridade rompe padrões praticados anteriormente e busca em sua essência que o estudante crie uma visão pessoal e mais ampla a respeito de seu entendimento de mundo.

    Com essa visão de interdisciplinaridade, quando aplicada ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos - EJA, há um significado muito maior do que apenas a estadia do estudante em sala de aula. Um deles é uma nova construção de conhecimentos não fragmentados que o ajudará em sua caminhada e na interpretação de mundo mais consciente e crítica.

    Com o objetivo de despertar nos estudantes do turno noturno, através dos variados jogos pedagógicos, espera-se que o prazer pela aprendizagem possa motivar o interesse do estudante pelo caminhar dos conhecimentos.

    O Projeto Vivendo e Aprendendo a jogar passou por cinco fases distintas, iniciando com a distribuição de turmas e temas até a culminância. Nesta foram apresentadas os resultados das atividades realizadas pelas respectivas turmas.

    Vamos visualizar as atividades do Projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professor Raul Sá

Posse do Colegiado

1ª Roda de Conversas Comunitária